
Se é sua primeira vez em um terreiro de Umbanda ou quer entender como nossos trabalhos são, é importante saber que apesar de a Umbanda ter diferentes formas de ser praticada e que estas práticas variam de terreiro para terreiro a umbanda não distingui ricos e pobres, brancos ou negros, pardos ou amarelos, e nem distingue grau de estudo, classe social ou orientação sexual.
A Umbanda é, e sempre será, uma religião onde se prática o amor e a caridade à quem a procura.
Um Terreiro de Umbanda é formado basicamente pelos espíritos que se manifestam e os médiuns que são os intermediários destes espíritos. Achar o equilíbrio deste complexo mundo é um desafio a qualquer dirigente sendo que cada terreiro tem suas normas, formas e maneiras de atender aqueles que buscam solução para suas dificuldades. Falar com as entidades, ouvir seus conselhos e buscar a cura física ou espiritual é o objetivo daqueles que têm fé.
Como a Finalidade básica de um terreiro é auxiliar na evolução espiritual tanto da entidade que se apresenta, como dos médiuns que trabalham e dos consulentes que o procura, sem estes não haveria porque da existência de Terreiros de Umbanda.
O terreiro de Umbanda é um local sagrado e, por isso mesmo, você deve utilizar o bom-senso e o respeito como regra na hora de escolher que roupa usar. Não vá num terreiro com roupas curtas ou justas, decotadas ou transparentes. Utilize sim roupas confortáveis e claras, lembre que neste lugar quem deve ser notado e sentido são os espiritos que la estão e não você.
Como já falamos, cada terreiro tem suas próprias regras, e agora vamos mencionar como é feito o atendimento em nosso Terreiro , que de certa forma não foge à norma geral.
Ao chegar no Terreiro de Umbanda Pai Benedito de Angola, caso você queira fazer uma consulta, deve se dirigir a recepção onde estará um médium responsável pelo seu atendimento e encaminhamento. Este médium lhe entregara uma senha para a consulta na primeira ou segunda parte dos trabalhos. Em nosso Terreiro não fazemos trabalhos de amarração e ou qualquer trabalho que venha fazer mal a alguém, portanto se esta é sua intenção nossa casa não é a que você procura.
Para consultas, a senhas são entregues entre 19:00hrs e 19:40hrs.
Quando você entrar na área do terreiro, ira notar que ao lado direito tem uma pequena construção de alvenaria cercada por flores com um telhado de madeira, esta é uma das seguranças do terreiro, nossa tronqueira. Ao passar por ela você deve saudar com todo o respeito essa Tronqueira.
Ainda na área da recepção, você terá um local para colocar o(s) nome(s) e da(s) pessoa(s) que você quer que sejam trabalhados durante o andamento da gira e na vibração das sete linhas. Os resultados destes pedidos vão depender da lei divina e no merecimento. Mentalizar esta(s) pessoa(s) durante os trabalhos é muito importante, pois ajuda aos espíritos a ir ate o local da mentalização e poder, se assim for permitido, interceder a favor da pessoa. (Obs.: quando do preenchimento não esqueça de também informar o endereço da pessoa ao qual se está solicitando auxílio).
Basicamente o espaço do terreiro esta divido em dois, sendo um deles o espaço destinado ao público (assistência) e outro destinado aos trabalhadores da casa (Pai de santo, hierarquia e médiuns) que chamamos de solo sagrado. Este solo sagrado esta separado com uma corda e você não deve entrar, a não ser e somente quando for chamado para fazer sua consulta e ou para os trabalhos específicos.
Na área de assistência, escolha um lugar para sentar e lembre que um terreiro não é local para conversas, futilidades, fofocas, vendas, vícios ou brincadeiras. Por isso, permaneça em silêncio, desligue seu celular e se deixe envolver com as vibrações positivas do local.
Não permitimos a filmagem ou gravação durante todo o tempo que durar os trabalhos.
Os trabalhos (gira), se iniciam com o canto do hino da umbanda, neste momento por respeito pedimos que você se levante.
Após o rito de abertura, chegada da entidade responsável pelos trabalhos (em nosso terreiro, seu Akira Kanauê da linha de Ogum Beira-Mar), e das entidades de trabalho em seus médiuns, você será chamado através da numeração de sua senha para a consulta que você solicitou, isto ocorrera tanto na 1a parte como na 2a parte dos trabalhos. Durante os trabalhos você também será convidado a adentrar o solo sagrado para os trabalhos de meio, como por exemplo os passes das sete linhas.
Lembre de tirar seus sapatos, sempre que for adentrar ao solo sagrado dos trabalhos.
Durante a consulta com a entidade o seu comportamento deverá ser de espera, aguardando a iniciativa da entidade ou do cambone para que se Inicie a conversação e a consulta propriamente dita. O consulente não deve ter intimidade com a entidade, ser respeitoso e expor os problemas na medida que for convidado para fazer isso. Jamais deve o consulente perguntar o que a entidade tem a dizer. Isso é condenável por parecer que a entidade está sendo testada. Qualquer duvida deve ser dirimida pelo cambone que é o auxiliar da entidade, interprete do consulente e ainda o fiscal do Terreiro.
Obs.: Em nosso terreiro não permitimos que entidades façam consultas sem seu Auxiliar (cambone), desta forma não solicite que a consulta seja feita entre você e o guia, pois isto não acontecera. Todo cambone tem a orientação da casa de manter o que ouvir, durante a consulta, em sigilo, portanto não se preocupe quanto a isto.
Todos devem saber que uma entidade incorporada tem um limite de ação que vai até a capacidade e a qualidade do médium. Como já informado em nossos cursos, quem responde as consultas é a 3ª. energia criada com a união dos espíritos do médium e da entidade. A entidade em sua sabedoria e informações é ilimitada, mas ao se unir com o espírito do médium tem a sua limitação até a capacidade, como disse, do próprio médium. É fundamental que o consulente saiba que existem situações que não devem ser expostas ou pedidas às entidades. Tudo que ferir o bom senso, a ética, o respeito e a honestidade não podem ser pedidos. Coisas às vezes triviais até são atendidas com certo carinho pelos espíritos, porque a eles o que interessa é fazer o bem, mesmo que seja uma banalidade. Mas os limites existem e não devem ser questionados.
Não se deve consultar na mesma gira com duas entidades ou na 1a e 2a parte. Seria a mesma coisa que tomar dois remédios diferentes para a mesma doença.
Em nosso terreiro, alguns tipos de mensagem são proibidas, como insinuar traições conjugais, prever acidentes com o consulente ou seus parentes, insinuações de traições de amizades e principalmente previsões de morte com o consulente ou com seus parentes. No caso dessas regras serem violadas o médium será afastado definitivamente do Terreiro.
NOSSA CASA NÃO COBRA QUALQUER VALOR FINANCEIRO EM SEUS TRABALHOS DE CARIDADE E MUITO MENOS PERMITE QUE SEUS MEDIUNS ATENDAM OU COBREM QUALQUER VALOR FORA DO TERREIRO, PORTANTO SE ISTO OCORRER, INFORME IMEDIATAMENTE AO DIRIGENTE DA CASA PARA QUE AS MEDIDAS CABIVEIS SEJAM TOMADAS.